NOTÍCIAS

Doadores de sangue poderão ter direito a meia entrada em eventos culturais

Doadores de sangue poderão ter direito a meia entrada em eventos culturais

Doadores regulares de sangue poderão ter desconto de 50% no preço de ingressos para eventos culturais, artísticos, esportivos e de diversão. Para ter direito ao benefício será preciso apresentar a carteira ou cartão de doador. A proposta é do deputado distrital Eduardo Pedrosa (PTC).

A situação de desabastecimento de sangue no Brasil é conhecida, todos os anos são realizadas campanhas de conscientização. Apesar de todo o esforço do Poder Público e de entidades da sociedade civil, o quadro não parece ter perspectiva de melhora e os bancos de sangue acabam passando por momentos delicados, diversas vezes no ano, com estoques baixo. “Acidentes e cirurgias acontecem todos os dias e essas pessoas só podem ser salvas com um gesto de solidariedade, doar sangue é doar vida”, afirma o parlamentar.


Eduardo explica que, se o projeto for aprovado, irá estimular as doações e ajudar a diminuir o sofrimento dos que estão internados nos hospitais à espera de doadores de sangue. Sem dúvida, os estoques dos bancos de sangue vão aumentar.

De acordo com o deputado, é preciso incentivar as pessoas a criarem o hábito de doar sangue. Atualmente, são coletadas no Brasil, cerca de 3,6 milhões de bolsas/ano, o que corresponde ao índice de 1,8% da população doando sangue. Embora o percentual esteja dentro dos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), a quantidade não é suficiente para suprir a demanda.