fbpx

Setembro Amarelo: Frente Parlamentar de Valorização da Vida promove roda de conversa sobre prevenção ao suicídio

Compartilhe

A campanha Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio, será encerrada com uma roda de conversa promovida pela Frente Parlamentar de Valorização da Vida da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), presidida pelo deputado distrital Eduardo Pedrosa (União).

O evento, em parceria com a Universidade UNINASSAU, será realizado nesta segunda-feira, dia 30 de setembro, às 19h, no campus do JK Shopping, e contará com a participação de alunos dos cursos de psicologia e enfermagem.

O tema do encontro é “Falar Sobre Depressão e Suicídio é a Melhor Prevenção” e trará como palestrantes a professora e psicóloga Carolina Prado, o psicólogo Júlio Alves e a psicóloga Juciléia Resende.

O deputado Eduardo Pedrosa atuará como mediador, destacando a importância do diálogo e da conscientização para combater o aumento das taxas de suicídio, especialmente entre jovens.

“A saúde mental é um tema que precisa de mais atenção e cuidado por parte de todos. Acreditamos que, por meio da informação e do diálogo, podemos identificar sinais de alerta e oferecer o suporte necessário para quem está enfrentando problemas”, ressalta o parlamentar.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, perdendo apenas para acidentes de trânsito.
No Brasil, o cenário é igualmente preocupante. De acordo com a Fiocruz Bahia, o aumento de casos foi mais significativo entre jovens de 10 a 24 anos, e as taxas de automutilação cresceram mais de 20% nos últimos anos. No Distrito Federal, entre abril e junho de 2024, foram registradas 928 tentativas de suicídio, com maior prevalência entre jovens adultos.

“A criação da Frente Parlamentar de Valorização da Vida surgiu para ampliar o debate e buscar soluções para este problema. Precisamos fortalecer as políticas públicas de saúde mental e assegurar que todos tenham acesso a atendimento adequado e humanizado. Falar sobre o tema é a melhor forma de prevenir”, defende Eduardo Pedrosa.

O deputado reforça que as rodas de conversa realizadas durante o Setembro Amarelo são uma oportunidade de engajamento e sensibilização, não só dos estudantes, mas também da sociedade como um todo, para que possamos juntos promover uma rede de apoio e acolhimento.

O evento é aberto ao público e visa a estimular o protagonismo dos jovens na construção de um ambiente mais acolhedor e consciente sobre a importância de falar sobre depressão e suicídio como formas de prevenção.

Depoimentos

Inscreva-se na minha Newsletter

receba as minhas notícias no seu email



    Leia também