O dia 20 de novembro é marcado como o Dia da Consciência Negra, representado pela morte do líder abolicionista e quilombola, Zumbi dos Palmares, símbolo de resistência, o qual liderava o Quilombo dos Palmares, comunidade que abrigava escravos fugidos de seus engenhos e viviam livres na comunidade. Zumbi é referência na luta pela liberdade, pela emancipação dos negros e pela luta contra a escravidão.
Em apoio à comunidade negra, o deputado Eduardo Pedrosa destinou recursos para a realização do Desfile Beleza Negra, organizado pela ativista negra e estudante de psicologia Dai Schmidt.
O Desfile Beleza Negra visa celebrar a beleza negra, é um momento de celebração à autoestima negra e à moda voltada para referências do continente africano, como roupas estampadas e cores quentes.
O Dia da Consciência Negra é importante para que possamos lembrar sempre de lutar juntos por uma nação antirracista, que combata as desigualdades raciais, que celebre a cultura negra e sua influência no nosso país e valorize a população negra, a qual foi escravizada por mais de 300 anos e até hoje sofre com as desigualdades de oportunidades.
Confira na matéria publicada pelo Observatório dos Famosos a entrevista com a ativista Dai Schmidt sobre suas reflexões acerca do Dia da Consciência Negra e a apresentação de seu projeto de moda que ocorre há mais de 10 anos.